Porto Rico é muito mais do que um estado associado dos Estados Unidos. O pequeno arquipélago caribenho que periodicamente lança fenômenos pop, como Rick Martin, Jennifer Lopez (seus pais nasceram lá) e o hit “Despacito”, quer encantar o mundo também pela exuberância das paisagens.

Localizada na região chamada Grandes Antilhas, Porto Rico é composto pela ilha principal, onde fica a capital, San Juan, e outras menores, como Mona, Culebra e Vieques, onde se distribuem praias cristalinas (com excelentes picos de surfe) e uma densa floresta tropical que cobre a cordilheira central, além de três baías repletas de animais e algas bioluminescentes, que atraem milhares de turistas para observar estes espelhos d’água à noite.

Uma das apostas da ilha é preservar todo este patrimônio natural e promover uma relação sadia com a natureza. Esta visão é nítida tanto nas campanhas de promoção, quanto em outras iniciativas do governo local, como por exemplo, a proibição de zoológicos na ilha.

Para além do turismo esportivo e o ecoturismo, Porto Rico também encanta pelas fazendas de café e pela arquitetura colonial, fruto da dominação espanhola iniciada por Cristóvão Colombo, no final do século XVI, que pode ser conferida principalmente no Viejo San Juan, região histórica tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Em diferentes ciclos econômicos, a Espanha levou para a ilha milhares de escravos, principalmente para as lavouras de cana de açúcar. Os taínos, como são conhecidos os indígenas nativos, os africanos e espanhóis, e a partir do final do século XIX os estadunidenses, produziram na ilha uma cultura rica e festiva – assim como os brasileiros, os porto-riquenhos amam o carnaval – e uma culinária peculiar, com muitos pratos a base de frutos do mar, carne de porco, banana-da-terra verde e yuka, uma raiz semelhante à mandioca.

Porto Rico é um dos destinos operados pela Copa Airlines, com breve conexão na Cidade do Panamá, com quem Fortaleza mantém dois voos semanais. Ao todo, a viagem entre a capital cearense e a porto-riquenha é de aproximadamente 10 horas.