O que é sair pelas ruas para fotografar? Ter uma câmera, ou um celular, e seguir fazendo fotografias… Será que podemos reduzir a fotografia de rua a somente isto, sabendo o resultado do trabalho de grandes mestres como Henri Cartier-Bresson, Elliott Erwitt, Garry Winogrand, Robert Doisneau, Vivian Maier e tantos outros?

O livro “A Prática da Fotografia de Rua”, de Glauco Tavares, se propõe a contribuir com uma nova visão sobre o tema: tratar esse segmento como uma linha da fotografia que possui estilo, método, técnica, leis, estudo e muita, muita prática. Ao longo das páginas, o leitor navegará por esse universo para saber o que é a fotografia de rua, o que pode ser considerado rua, todas as leis que regem a fotografia de rua, escolhas de equipamentos e temas, como montar um projeto de fotografia de rua, autorretrato ou selfie, como fotografar pessoas nas ruas e muito mais. O lançamento do livro acontece neste sábado, 25, às 10h30, com entrada gratuita. Para se inscrever, basta acessar o site sympla.com.br.

E para quem deseja receber todas essas dicas acerca da fotografia de rua, praticar os ensinamentos e ouvir a opinião de quem é expert no assunto, o MFF também promove o workshop de mesmo nome do livro, ministrado pelo seu escritor. O curso será realizado no domingo, 26, também gratuito e com inscrições pelo sympla.com.br.