O hub tecnológico planejado pelo Governo do Ceará se consolidou com a inauguração do Data Center Angonap, da multinacional Angola Cables, em solenidade na manhã desta terça-feira (16), em Fortaleza. O governador Camilo Santana (PT) participou do momento ao lado do CEO global da empresa, António Nunes; do ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de Angola, José Carvalho da Rocha; e do prefeito Roberto Cláudio (PDT).

“O que a Angola Cables está fazendo aqui no Ceará é saindo na frente no Nordeste, tirando a concentração do eixo Sudeste e trazendo para o cá esse mundo da conectividade e da telecomunicação. Isso significa atrair novos provedores de conteúdo e internet, mais investimentos em tecnologia e pesquisa, e temos o compromisso de estimular cada vez mais nossas escolas e universidades a investirem e possibilitarem a formação de pessoas nessa área”, enfatizou o governador.

A empresa Angola Cables investiu cerca de US$ 300 milhões na construção do Data Center, edificado em uma área de 3.000 m² na Praia do Futuro, e na instalação dos cabos submarinos Sacs e Monet, que ligam via fibra óptica duas regiões com grande potencial econômico – Américas e África, gerando uma rota alternativa de conectividade com os Estados Unidos e o continente asiático. 

Fotos e vídeo: Denis Santana

Vídeo: Ismael Soares