A Galeria Multiarte será palco este mês, pela primeira vez no Ceará, de uma exposição dos Irmãos Campana. A mostra, que abre no dia 16 de agosto com a presença da dupla, apresenta uma seleção primorosa, com 33 peças destes ícones do design de mobiliário, além de uma montagem ousada e divertida. 

Segundo Max Perlingeiro, diretor da Multiarte e curador da mostra, “eleger as obras para compor a exposição foi o grande desafio – seriam necessários muitos metros quadrados mais, para abrigar a primeira seleção. Por fim, optamos por um ‘concerto de câmara’, mas não tão silencioso, porque todos os espaços disponíveis da Galeria serão contemplados: do estacionamento ao jardim”.

Mas, talvez, um dos trabalhos mais impressionantes desta mostra seja permanente. Fernando e Humberto Campana criaram para a Galeria Multiarte uma fachada-objeto-design com a conjugação de 1304 cobogós “Mão”.

O trabalho dos Campana incorpora a ideia de transformação, reinvenção e integração do artesanato na produção em massa; tornando preciosos os materiais do dia a dia, pobres ou comuns, que carregam não só a criatividade em seu design, mas também características bem brasileiras – as cores, as misturas, o caos criativo e o triunfo de soluções simples.

As peças Campana fazem parte de coleções permanentes de renomadas instituições culturais como MoMa, em Nova York; Centre Georges Pompidou, em Paris; Vitra DesignMuseum, em Weil am Rhein; Museu de Arte Moderna de São Paulo e, também, Musée Les Arts Décoratifs, em Paris. Os irmãos foram homenageados com o prêmio “Designer do Ano” pela Design Miami, em 2008, e os “Designers do Ano” pela Maison & Objet, em 2012. Neste mesmo ano, eles foram selecionados para o Prêmio Comité Colbert, em Paris; homenageados pela Design Week, em Pequim; receberam a “Ordem do Mérito Cultural”, em Brasília, e foram condecorados com a “Ordem de Artes e Letras” pelo Ministério da Cultura da França. Em 2013, eles foram listados pela revista Forbes entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes. Em 2014 e 2015 a Wallpaperos classificou, respectivamente, entre os 100 mais importantes e 200 maiores profissionais do design.

SERVIÇO
Exposição Irmãos Campana
Galeria Multiarte
Rua Barbosa de Freitas 1727, Aldeota, Fortaleza, Ceará
Abertura em 16 de agosto (quinta-feira) às 20 horas, com a presença dos artistas
Período da Exposição: de 17 de agosto a 29 de setembro de 2018 / De segunda à sexta-feira das 10 às 19 horas