De hoje até 11 de agosto, a Fundação Edson Queiroz apresenta a exposição “Arte Moderna na Coleção Fundação Edson Queiroz”,  com 77 obras de sua coleção no Espaço Cultural Unifor. A mostra reúne algumas das mais expressivas obras de arte moderna criadas por artistas brasileiros ou radicados no Brasil das décadas de 1920 a 1960.

Com curadoria de Regina Teixeira de Barros, a exposição “Arte Moderna na Coleção Fundação Edson Queiroz” apresenta nomes como Ernesto de Fiori, Alberto da Veiga Guignard, Alfredo Volpi e José Pancetti entre outros tantos artistas brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, que produziram que atuaram no cenário artístico entre as décadas de 1920 e 1960.

Para a curadora Regina Teixeira de Barros, as histórias que delineiam a vizinhança física dos trabalhos artísticos das obras proporcionam diversas possibilidades, uma vez que muitas são as opções apresentadas a um só tempo. “O olhar pode vagar de uma pintura a outra, pendurada ao lado, instalada na parede oposta ou entrevista na sala seguinte. De uma única obra, podem-se desdobrar múltiplas narrativas, que se entrecruzam, se espelham, se confundem ou se confrontam à medida que o olhar avança, retrocede, salta ou recomeça”, ressalta.