Durante a atual temporada de verão em Paris, a loja mais emblemática da Boulevard Haussmann, a Galeries Lafayette, vai receber a Normandia como convidada de honra para o evento Normandie Chérie, que vai homenagear e celebrar a rica história dessa região ao norte da capital francesa e palco de acontecimentos que marcaram a história da França.

Até o dia primeiro de setembro, uma passarela, as galerias internas e as fachadas do complexo Galeries Lafayette Paris Haussmann vão exibir o savoir-faire da Normandia em eventos como exposições, degustações, oficinas e lojas pop up. As paisagens e edificações símbolos da região foram retratadas para o Normandie Cherie em um ensaio de moda do fotógrafo canadense Kourtney Roy em lugares emblemáticos da Normandia, e serão exibidas nas vitrines e na passarela que liga o edifício principal, Coupole, ao l’Homme.

Esta é a primeira vez que a Galeries Lafayette Haussmann recebe uma região como convidada de honra durante toda a temporada de verão, uma das mais disputadas pelos visitantes. Anualmente, a loja de departamentos recebe 37 milhões de pessoas.

A Normandia é uma das regiões mais conhecidas da Europa e recebe uma média de 18 milhões de visitantes por ano. Devido à sua localização geográfica, foi palco de vários acontecimentos relevantes para a França e para o mundo. Foi por lá que as tropas aliadas desembarcaram na Segunda Guerra Mundial (episódio conhecido como Dia D) e, séculos antes, os invasores vikings. Por estar nas margens do Canal da Mancha, também foi na Normandia que ocorreu a maior parte das batalhas da Guerra dos 100 Anos, contra a Inglaterra. A santa guerreira Joana D’Arc foi condenada à morte em Rouen, a capital cultural da Normandia, e Lisieux é o centro da peregrinação em torno de Santa Teresa.

Além disso, abrigou vários artistas ao longo dos séculos. Um deles, o impressionista Claude Monet, deixou em Giverny, a apenas uma hora de Paris, um dos pontos tuísticos mais visitados da França: os Jardins de Monet, projetados por ele na casa onde viveu. Como se não bastasse todo esse patrimônio histórico e cultural, a Normandia tem belas paisagens como praias (Omaha, onde ocorreu o combate mais sangrento do Dia D, e as praias de Utah, Juno, Sword, Deaville e Trouville), as falésias de Etretat e o Mont Saint Michel, no Canal da Mancha, um dos melhores locais do mundo para observar as marés.

Além dos voos diretos entre Fortaleza e Paris pela Air France/KLM, ampliados para quatro frequências semanais recentemente, os viajantes do Ceará podem contar com os serviços especializados da Casablanca Turismo. Além da expertise de mais de 30 anos, a empresa tem apostado na ampliação da rede de parcerios para oferecer serviços diferenciados e ampliar as possibilidades de experiências dos viajantes.