A defensora pública Beth Chagas lançou sua candidatura à Defensoria Geral do Estado. No último dia 3 de maio,  ela se desligou da Secretaria Executiva da Defensoria Pública Geral do Estado (DPGE) para concorrer e, agora, busca apoio dos colegas prometendo fazer da Defensoria Pública do Ceará a melhor do Brasil.

Beth Chagas conta também com o apoio da atual defensora geral do Estado, Mariana Lobo, cujo mandato termina em dezembro. A defensora já anunciou que, caso seja a escolhida, contará com o defensor público Vicente Alfeu desempenhando o papel de subdefensor geral no próximo biênio,

A eleição ocorre em outubro e votam os 314 defensores públicos do Estado do Ceará que compõem o colégio eleitoral. Após a votação, será submetida para apreciação do Governador Camilo Santana (PT) uma lista tríplice com três nomes para que o chefe do Executivo escolha o novo titular da Defensoria Geral do Estado.

Sobre Beth Chagas

Elizabeth Chagas é paraibana e mora no Ceará desde 2006. No interior, trabalhou em Várzea Alegre, Crato e Maranguape. Em Fortaleza, já atuou no Juizado da Mulher e no Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), desenvolvendo ações educativas contra a violência junto às mulheres da periferia e de acampamentos rurais e adolescentes de escolas públicas.

É uma referência no movimento de mulheres por sua atuação aguerrida. Idealizou os projetos Mulher Sem Medo, Mulher Agrária, Autonomia Já, sempre despertando a mulher para busca de sua autonomia e de defesa contra qualquer tipo de violência. Seus projetos foram reconhecidos pela Câmara de Fortaleza, Assembleia Legislativa e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Mulher Agrária foi agraciado com a menção honrosa do Prêmio Innovare.

Dedicou cinco anos à Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) participando inicialmente da Comissão de Mobilização e depois assumindo a Diretoria Jurídica e de Prerrogativas, sempre pautando uma atuação coletiva, ativa e presente em cada luta e conquista.

> Na foto, Mariana Lobo e Beth Chagas